terça-feira, 2 de junho de 2009

Das tortas linhas, se constroem as linhas direitas da Vida!


Há muito tempo que tinha vontade de falar sobre este assunto, algo muito pessoal, muito meu mas ao mesmo tempo uma coisa que devo dividir pois vivo com as linhas da minha vida com muita frontalidade e aceitação, ou até mesmo um bom orgulho em mim por ter conseguido fazer das minhas dificuldades a força para atingir tudo que consegui. Hoje sinto-me feliz e com muito ainda a conquistar nestas longas linhas que a vida nos dá a viver. Hoje com 31 anos olho para trás e penso que a vida tem coisas fantásticas e que eu não trocaria quase nada de tudo que vivi por um caminho mais fácil, com menos pedras no caminho, com menos lágrimas e com menos dificuldades para superar neste já longo caminho pois acredito que sem tudo que vivi hoje este ser humano que aqui escreve não estaria a escrever e vocês pacientes leitores nunca estariam a ler estas letras pois Eu, não seria Eu!

Eu nasci com um problema físico,isso por si só fica logo na mente humana a linha mais torta da vida traçada para um ser humano visto como um eterno coitadinho, sem futuro e dependente de tudo e todos para sobreviver. Errado, muito errado, não vou dizer que foi tudo um paraíso ou que a minha vida foi um mar de rosas onde cheguei cá sem feridas ou marcas, tenho muitas cicatrizes mas também muito sorriso e alegria e mesmo um sentido de vitória a germinar a toda a hora no meu peito que faz com que hoje olhe para trás e pense eu não trocava o meu braço esquerdo um pouquinho mais frágil e a minha perna esquerda com a mania que é preguiçosa e vaidosa a andar por dois membros perfeitos e com isso perder coisas tão maravilhosas que hoje guardo no meu peito que sem elas hoje eu não seria a pessoa que conhecem, digo isto como a maior certeza da minha vida!

Se eu tivesse nascido como aquilo que hoje chamamos de normal, com todos membros perfeitos seria mais Um no meio de muitos onde se deixam ir na força da maré que os arrasta para o caminho que todos seguem, deixaria eu de gritar às minhas forças para acordarem e ajudarem-me a vencer, seria mais um acomodado da vida e aí então hoje Eu não seria Eu, seria uma coisa qualquer presa num casco que por acaso era o meu. Podem não acreditar mas digo isto com todo meu coração e sinceridade não trocava hoje dois membros perfeitos pelo que consegui até hoje pois se tivesse nascido diferente do que nasci não teria conhecido as pessoas fantásticas que conheci e muito me ensinaram, não teria acreditado em mim mesmo com todas as minhas forças e mostrar-me que era capaz de ir mais a frente pois se os outros já lá estão eu também sou capaz de lá chegar, não trocava um corpo inteiro de príncipe pelos amigos que a vida me deu, acreditem que são os melhores pois ajudaram-me a crescer, a ser forte e sempre gostaram de mim como eu sou mesmo, acreditaram por vezes mais em mim que Eu mesmo, a todos meus amigos devo também parte do que sou e estou agradecido eternamente a todos com todo meu sorriso e meu coração!

Quero com isto dizer que não adianta lamentarmos-nos e passarmos o tempo a pedir uma vida diferente quando na realidade bastar pegar na linha da nossa vida e fazer dela o caminho mais direito que passamos a vida a pedir que façam por nós quando na realidade só nós mesmos podemos mudar esse rumo nem que para isso tenhamos de voltar ao ponto 0 e recomeçar tudo, eu demorei quase 25 anos a dar conta que a minha vida sempre esteve na minha mão e que eu podia fazer dela o que passei tanto tempo a lamentar que não me acontecia, afinal estava tudo cá e bem dentro de mim. Hoje penso que se o dia 02/04/2003 não acontecesse na minha vida hoje talvez ainda andasse por Paços de Ferreira a lamentar que a minha vida era uma porcaria e que a de todos outros é que eram vidas maravilhosas, quando afinal esse lindo dia aconteceu e bastou uma pequenina dose de duas coisas que desejo que todos quando precisarem a tenham e são: Coragem e Acreditar em nós. OBRIGADO AMIGOS DA MINHA VIDA!

Nota: Sem a minha vinda para Lisboa, este blogue e muitos de vós não existiriam na minha vida, já viram a minha perda :)?

Este post é dedicado a todas as pessoas da minha vida que fazem e fizeram a minha vida valer a pena tal como ela é, dedico também aqueles que têm a coragem ou precisam dela para dar o verdadeiro passo na vida deles, acreditem o que tanto procuram pode já estar ali a frente, basta acreditar e ir lá com toda a coragem e querer!


Original de: Firmino César Gonçalves

12 comentários:

Sofia disse...

Não vou dizer mesmo muito...apenas isto:
Não mudes nunca! Continua assim a sentir todos esses pormenores da vida, que hj em dia tanta a gente ignora... Valores como amizade são do mais importante que temos e muitas pessoas ja nao ligam a isso... não sabem o que perdem certo??? :))

Beijocas!
Continua assim!! :)

Anónimo disse...

César, tu és a prova de que a verdadeira beleza, a verdadeira perfeição enquanto ser, a verdadeira essência (sumo de quem vive em alma e em verdade), está dentro de nós. És uma pessoa linda no verdadeiro sentido da palavra. Obrigada por existires e seres como és.
M

Anónimo disse...

Este teu pequenino texto (pequenino em tamanho, comparando à profundeza do seu sentimento e Sentido!) deveria ser escrito no céu. Todas as pessoas deviam ser obrigadas a olhar para cima e lê-lo.
Todos nós deveriamos parar para pensar em lamentarmo-nos menos, aproveitarmos mais. Aproveitar não só as coisas boas que teimamos em desprezar, mas também o precioso tempo que vamos tendo por aqui, para conseguirmos ser como tu: Felizes a Agradecidos!

Obrigada, César!
Pogar

Zana disse...

César,

Vejo-te com uma força incrivel... froça essa que neste momento me escaceia... e que procuro sedentamente...

Vejo-te com a esperança e a coragem que me começa a escapar, e fico feliz por te ver um vencedor tão forte, feliz e realizado...

Parabéns! Por aquilo que és, por aquilo que conquistaste, pelos amigos que guardas no teu coração!

És uma pessoa bonita, por dentro e por fora :)

Apesar de cansada e meia perdida nestes caminhos tortos que me contornam, as tuas palavras deram-me alguma força :)
Obrigada!

Um beijinho cheio de luz!

Unknown disse...

Olá!
Temos vindo a falar no twitter. A maior parte das vezes é mais ou menos isto: "bom dia", boa noite, dorme bem, etc, com uns smiles pelo meio. Sempre senti que os teus updates no twitter (pequeno conjunto de caracteres), vêm carregadinhos de afecto... Hoje passei por aqui, pelo teu blogue e confirmei o que sentia através dos poucos caracteres... És de facto, uma pessoa especial. E acho que é um privilégio conhecer-te!

Obrigada pela lição de vida!

Um beijinho

(Madalena_C do Twitter)

Ekletika disse...

Ora César tiveste/tens grandes amigos, dos bons mesmo...
Continua assim amigo, vais longe, tão longe quanto tu quiseres...
Tens uma força muito grande, conseguiste superar-te a ti mesmo...
E desejo-te muito, muito alcançares tudo o que quiseres...
Força amigo

Beijokitas

Susana disse...

Cesar não fazia ideia, e sinceramente não mudou nada a ideia que eu tinha a teu respeito, achava e continua a achar que és uma pessoas com um grande coração.
Só me resta dizer-te FORÇA.

Beijocas ;)

Anónimo disse...

A avaliar pelos comentários do blogue e do twitter, Parabéns por seres e por teres...

Filipa disse...

Kalimera amigo!
Deves estar a pensar que horas tão estranhas.... Insónias meu amigo! Insónias!! A euforia das eleições....
Li o eu texto e como o outro anterior achei muito emotivo e revelador! És um tesouro! Bendita hora que rumaste a Lisboa e os nossos caminhos se cruzaram. Estou orgulhosa por ter-te conhecido e por me ter tornado tua amiga na twittosfera. Perdoa-me por não falar contigo mais vezes (e com muita mais gente). Não tenho tempo para seguir todas as conversas,perdoa-me.. :-)
Grande abraço amigo!

susana disse...

admirável a tua coragem e a tua força. isso e o teu sorriso (ainda que virtual) sempre presente. espero que continues a acreditar. sempre!
obrigada por me fazeres acreditar mais um bocadinho :)
Susana (problema)

Anónimo disse...

Não há linhas para escrever a nossa vida, o maravilhoso disto é que tudo é uma imensa página em branco que podemos escrever como quisermos, fazer desenhos, gritar, desenhar corações, riscar e voltar a escrever:)) e tu és a prova que não há limites, um exemplo a seguir:)
obrigada pelas palavras inspiradas e inpiradoras, sempre!

bjis

@alexandratg

Anónimo disse...

César,

Já tinha lido o post (e prometido um comentário), mas ele é tão forte que continuo sem saber o que dizer. Pensei muitas vezes nele e cheguei à conclusão que todas as palavras que eu pudesse escrever seriam demasiado imperfeitas.

Obrigada por este magnífico testemunho de força e coragem. Obrigada por partilhares connosco a tua experiência. Este é, sem dúvida, um post a guardar nos favoritos para ler e dar a ler, pela lição de vida que ele encerra.

A forma como transmites força às pessoas é extraordinária. A preocupação que demonstras por quem está a passar um mau bocado é notável. És uma pessoa muito luminosa. Obrigada. Não mudes nunca.

Luísa